Sunday 11 March 2007


Acabado finalmente o Homem Duplicado do Saramago [já não era sem tempo!], vou-me dedicar a outras leituras e começo por voltar ao Luiz Pacheco e à sua escrita... Diferente!

"Gosto muito das Caldas da Rainha. É uma terra muito bonita que tem um parque muito catita. Com cisnes. Os cisnes passeiam-se devagar pela água do lago. As criancinhas correm brincam nas áleas do jardim. Se os cisnes trocassem com as criancinhas e viessem patinhar no seu andar baloiçado para o jardim, as criancinhas podiam (sem o perigo de em tal convívio aprenderem a grasnar) passear então no lago, o que lhes era um prazer, julgavam. As que soubessem andar ou tivessem bóia adequada à cintura, vogavam. As outras iam logo ao fundo e nunca mais ninguém as via porque o lago tem um abismo que dá para a vala-comum. Por isso, às vezes, quando os cisnes sobem à terra, muitas muitas criancinhas descem ao fundo, vão parar à lagoa de Óbidos pelos esgostos da cidade e dali ao vasto mar. Se meninas transformam-se em sereias; se rapazes, em rochas modeladas, em duros querubins. "

[O caso das criancinhas desaparecidas - Luiz Pacheco]

1 comment:

Eu said...

boa escolha! já li, há tempos, um livro dele e acho a escrita muito interessante. Ele vive noutro mundo com ideias incríveis sobre as coisas, foge aos esteriotipos normais das coisas...